Testando com crianças

Tive a ideia de levar o método para crianças que estavam fazendo aula de teoria musical comigo para aplicarem no apreendizado da teoria.

Para que elas pudessem fazer a caixinha em casa, desenvolvi toda ela montável com folhas A4 (uma folha para a base, tampa, divisórias, calendário, e outra para fazer os flashcards):

O resultado após a montagem, com a caixinha já com alguns dias de uso (o calendário já está no 6º dia):

Desafio de ensinar o método

Ensinar algo para crianças é sempre desafiador. Nos primeiros 5 minutos de cada aula de teoria musical eu ia explicando os conceitos do método.

Após algumas aulas, eu levei o material para elas montarem a caixinha em casa.

Expliquei para elas, num primeiro momento, treinarem por conta própria a montagem da caixa em folha A4 comum, pois na próxima aula iria levar o material impresso numa folha especial (texturizada). Se tudo desse errado, incentivei a fazerem uma bolinha de papel e arremessar no lixo =D.

Para minha surpresa, elas capricharam na montagem e na decoração:

Conclusão

Acredito a didática desse método ser incrível para o uso com crianças:

  • Elas adoraram fazer a montagem da caixa
  • É lúdico, pois é realizado com papel, cola, tesoura e canetinha
  • Ter que parar para escrever os Flashcards força a criança a parar para ter um momento de aprendizagem
  • Da mesma forma, as revisões diárias também estimulam a criança a reservar um tempo de estudo
  • Desperta o interesse em saber o que está por trás desse método, principalmente o porquê do calendário de revisões (existe uma razão científica por trás dele)
  • Ensina como a repetição é fundamental para qualquer tipo de apreendizado

Testar a aderência do método com crianças foi bem desafiador. Por outro lado, experimentar e verificar seus resultados é uma boa forma de comprovar um método científico, e isso é sempre edificante.